quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O AMOR EM TEMPOS DE CÒLERA

   Romance escrito por Gabriel Garcia Marquez que relata as peripécias dum homem que passou boa parte da sua vida obcecado com uma jovem e termina com o reencontro final dos dois já na velhice.
   A história começa com a morte dum velho amigo do dr. Urbino, agora casado com Fermina Daza e por quem Florentino Ariza sempre nutriu uma paixão avassaladora. O enredo recua até à juventude do médico e da sua esposa. Conta as aventuras e desventuras deste até se fazer médico, um reputado clínico dos mais intervenientes e socialmente considerados da cidade. A forma como convenceu a fria Fermina Daza a tornar-se sua esposa e a vida de luxo que ambos tinham levado desde então. Por seu lado, Fermina Daza era a filha dileta de um orgulhoso comerciante que tenta subtraí-la às garras de Florentino Ariza, desde os tempos em que ele a conhecera, ainda jovem no jardim situado nas imediações do severíssimo colégio que esta frequentava. A seguir foram décadas de cartas, encontros fortuitos e sonhos que o passar dos anos não destruiu. Ariza teve outras namoradas com as quais se envolve em relacionamentos tórridos, neste livro erótica e profusamente descritos, mas nenhuma delas tinha o fulgor e o charme de Fermina Daza. Por fim, já na velhice após cinquenta e um anos e nove meses de persistência o jovem sedutor transformado num velho caduco consegue finalmente os seus propósitos.
   Num passeio num vapor da empresa que herdara os dois idosos amam-se abandonando-se um ao outro sem questionarem o futuro nem se preocuparem com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário